sexta-feira, 20 de abril de 2007

18 Semanas

18 semanas
Os primeiros movimentos do bebê, geralmente, começam nesta semana. Esteja atenta para senti-los e desfrutar deste momento único na vida de uma mulher. O seu pequenino está com cerca de 150 gramas e com aproximadamente de 12,5 a 14 cm de comprimento. Mais sensível ao mundo exterior, ele se comunica com você e com o pai através de chutes e cotoveladas. Como já é capaz de escutar, está num processo de adaptação com os sons do sangue correndo através do cordão umbilical, além do som dos batimentos do coração. As retinas estão se tornando sensíveis à luz e como está se sentindo ativo, adota uma série de posições no útero: senta de pernas cruzadas, reclina, dá uma cambalhota …


Dica Mãe: A audição do seu pequenino trará muitas alegrias a você, principalmente porque é a hora de intensificar as conversas com ele. Apesar de parecer adormecido, o bebê tem consciência do mundo externo e pode perceber um estranho brilho vermelho e quente, quando você expõe a barriga ao sol. Que tal, além de conversar mais com ele, proporcionar ao seu bebê banhos de sol pela manhã.


Dica Pai: A você, resta conversar muito com seu filhinho (a) e, principalmente, com a mamãe. Sempre que possível, leve os dois para passear ao ar livre.