quinta-feira, 19 de abril de 2007

17 Semanas

(cerca de 15 semanas após a concepção)

Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.

Mamãe: Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se você é mamãe pela primeira vez.

Papai: Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe..

16 Semanas

(cerca de 14 semanas após a concepção)

Se você nunca sentiu os movimentos do bebê, é possível que já possa percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos. A vagina e o ânus já estão abertos.

Mamãe: Você está apresentando congestão ou sangramento nasal? Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir um certo dolorimento no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 - 18 semanas.
Múltiplos: A sensibilidade mamária e as náuseas já estão cedendo. Sua cintura definitivamente passou a ser coisa do passado e seus pés podem estar um pouco inchados ao final do dia.

Papai: Você tem seguro de vida ou fez o seu testamento? Isto pode soar mórbido nesse momento, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se alguma coisa acontece a um dos pais, o outro não terá que se preocupar com o pagamento de túmulos, escola, etc

Notícias!!!

Olá pessoal, estou meio em dúvida quanto a quantas semanas de gestação nós estamos. Segundo a D.U.M, estou com 17 semanas e 5 dias, segundo a última ultra com 18 semanas e 2 dias.
Semana que vem farei uma outra ultra, e vamos ver no que dá.
O importante é que o bb está muito bem, graças à Deus. Estou conversando com o bb, pra ver se ele mostra "as coisas" na ultra, assim eu mato minha curiosidade e já poderei chamar meu bb pelo nome.
Quanto aos enjôos, agora são raros, mas o sono não me deixa de jeito nenhum, me sinto mais disposta, mas ainda está longe do que era antes.
Ás vezes sinto uma tremidinha na barriga (que só está crescendo) eu acredito que seja o bb mexendo, mas ainda é difícil de perceber.

Bom espero trazer mais notícias boas em breve.
Beijos a todos.
Nanda e bb.