terça-feira, 20 de julho de 2010

Alergia ao leite de vaca

Faz tempo que não posto nada aqui, estava sentindo saudades deste cantinho.

O Luiz Henrique é uma criança muito alérgica, antes de completar um ano, após repetidas crises de infecções de garganta e gripes, resolvi passá-lo no alergologista, ele tinha uma tendência enorme a desenvolver alergias, pois eu e o pai somos alérgicos e isso é hereditário, sem contar que ele não foi amamentado com leite materno... (isso é uma outra estória).
Foi solicitado um exame de sangue, já que o exame de contato, aquele que dão furinhos no braço e colocam substancias passíveis de alergia, quem já fez sabe do que estou falando, esse tal exame só pode ser feio aos 4 anos. Bom no exame de sangue deu que o índice de alergia dele é extremamente alto, além de ter dado alergia ao leite de vaca, porém um pouco baixo, que segundo a médica que o acompanha ( de certo que uma médica maravilhosa) resolveu que não seria necessário tirar esse alimento dele, mesmo porque é o leite é muito importante na alimentação de uma criança em desenvolvimento.
Mas o Luiz Henrique não respondia aos tratamento de alergia, o que fez a Doutora encaminhá-lo ao pneumologista por conta de um chiado no peito. O médico solicitou que fosse feito novamente o exame de sangue, pois já havia quase um ano que tinha feito. Disse também que se o exame acusasse alergia ao leite de vaca novamente, este alimento teria que ser abolido da alimentação do Luiz Henrique.
Fiquei muito preocupada, como ira ser a alimentação dele, quase tudo tem leite, bolo, bolachas, iogurte, não poderia comer nada que tivesse leite.
Foi feito o exame e novamente deu alergia ao leite, mas desta vez deu bem menos, então o médico não tirou. Fiquei muito feliz, tirei um peso nas costas. Graças a nosso bom Deus.

Por esse curto tempo em que pensei que tivesse que tirar o leite da alimentação do bb até fiz ele tomar leite de soja, para já ir acostumando. Pesquisei muito sobre o assunto e descobrir vários sites a respeito, inclusive muitas receitas sem leite.
Para bebês que tem alergia ao leite de vaca pode ser dado uma fórmula especial, que é fornecida gratuitamente pelo governo, para crianças com menos de 2 anos.

Para ajudar as mamães que estão passando por isso, vou deixar aqui algumas coisas que encontrei:

Links sobre alergia ao leite de vaca

informações
http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/alergia_ao_leite_materno_e_da_vaca.htm
http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/
http://bebe.abril.com.br/0_12/saude/alergia-leite-tratamento.php


dieta
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4568

receitas
http://www.semlactose.com/
http://receitasemleite.blogspot.com/
http://www.receitassemglutenealergenos.com/