quinta-feira, 1 de março de 2007

Incompatibilidade Sanguinea

Incompatibilidade de Rh

A incompatibilidade de Rh ocorre quando o tipo de sangue da mãe é Rh negativo e o tipo de sangue de seu filho
é Rh positivo (1ª figura). Um nome alternativo é doença do Rh. Rh é uma abreviação para Rhesus.
O que é? (Informações gerais)
Todos nascemos com um certo tipo de sangue que pode ser tanto Rh positivo quanto Rh negativo. O sangue Rh positivo é mais comum do que o outro tipo. Cerca de 85% da etnia branca é Rh positivo, enquanto a porcentagem é ainda maior nos negros, asiáticos e índios americanos. Se você for Rh positivo, ou se tanto você e o pai do bebê forem Rh negativo, não há razão para se preocupar com incompatibilidade de Rh. No entanto, se você for Rh negativo e o pai do bebê for Rh positivo, então muito provavelmente seu bebê irá herdar o tipo de sangue do pai, causando incompatibilidade entre você e o feto.

Na incompatibilidade de Rh, se um pouco de sangue fetal entrar em contato com sua corrente sangüínea seu corpo irá produzir anticorpos (2ª figura). Esses anticorpos podem voltar para a placenta e danificar o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos do bebê, causando uma anemia no feto que pode ser de muito suave a muito grave (3ª figura). A doença do Rh é muito mais comum na segunda gestação (e nas subseqüentes) que foram Rh incompatíveis pois os sangues fetal e maternal normalmente não se misturam até o parto.
Como vou saber se tenho esse problema? (Sintomas e diagnóstico)
Não existem sintomas físicos que permitam você detectar sozinha se tem incompatibilidade de Rh com o bebê. Se você estiver grávida, o procedimento padrão que seu médico deve pedir é um exame de sangue que irá determinar se você é Rh positivo ou negativo. Se o exame de sangue indicar que você apresenta anticorpos Rh, seu sangue será monitorizado regularmente para verificar seu nível de anticorpos. Se os níveis forem altos, é realizada uma amniocentese para determinar o grau de anemia no feto.
Como posso tratar? (Tratamentos)
Durante os cuidados pré-natais, o médico normalmente irá fazer medições que previnem uma mãe Rh negativa de desenvolver anticorpos em resposta ao sangue Rh positivo do feto.
Se os anticorpos estiverem presentes e for detectada anemia no feto, é realizada uma transfusão de sangue para substituir o suprimento de sangue do feto com sangue Rh negativo, que não será danificado pelos anticorpos que seu corpo criou. A transfusão é feita pelo cordão umbilical enquanto o feto ainda estiver no útero, começando nas 18 semanas ou mais de gestação. Este procedimento pode ser um pouco arriscado, portanto alguns cirurgiões preferem induzir um trabalho de parto prematuro. A transfusão de sangue então é administrada após o nascimento do bebê.
Como posso prevenir? (Prevenção)
A prevenção do desenvolvimento de anticorpos Rh durante os cuidados pré-natais é a melhor forma de proteção para seu feto. Na verdade, as transfusões de sangue só são usadas em 1% desses tipos de gestações. Se você for Rh negativo, seu médico irá lhe prescrever uma dose de imunoglobulina anti-Rh (RhoGAM) na 28ª semana de gestação, independentemente do tipo sangüíneo do feto. Essa vacina irá destruir quaisquer glóbulos sangüíneos vermelhos que tenham entrado em sua corrente sangüínea antes de seu corpo ter a chance de criar novos anticorpos. Se seu bebê nascer Rh positivo, será administrada outra dose dentro de 72 horas após o parto. Isso irá evitar que que seu corpo crie futuros anticorpos que poderia causar danos durante uma subseqüente gestação Rh incompatível.
Perguntas mais freqüentes (FAQ)
P: Se meu bebê nasceu Rh negativo, mas recebeu a vacina de imunoglobulina Rh, ele será prejudicado?
R: não Não existe risco de a vacina fazer mal nem para você nem para o bebê. É sempre melhor ser cuidadoso e administrar a vacina, mesmo se seu bebê for Rh negativo em vez de Rh positivo.
Q: Por que algumas pessoas nascem com sangue Rh positivo e outras com sangue Rh negativo?
A: Os grupos sangüíneos são determinados pela quantidade específica de moléculas de proteína que aparecem na superfície das células sangüíneas. O fator Rh é um desses grupos sangüíneos. Apenas uma pequena parcela da população é Rh negativa.
Q: Quais são minhas chances de desenvolver a doença do Rh em minha primeira gestação?
A: Há uma pequena possibilidade de sangue fetal entrar em sua corrente sangüínea através de sua placenta ou durante uma amniocentese na primeira gestação. Normalmente a doença do Rh ocorre somente na segunda gestação (ou nas subseqüentes).
Glossário
Anticorpos: Proteínas especializadas criadas em resposta à presença de antígenos no corpo.
Antígeno: Proteína, toxina ou outra substância que faz o corpo reagir pela produção de anticorpos.
Fator Rh: Um grupo de antígenos presente nos glóbulos vermelhos
Dr. HEINZ ROLAND JAKOBI

42 comentários:

jmmouratos disse...

minha prima e eu queremos ter um filho ela e do tipo sanguinio A+ e eu sou AB+ sera que podemos ter filho ou ela tem que fazer tratamento somos primos de 1 grau.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi, sou de RH - e meu ex-marido RH +, após minha 1ª gestação tomei a vacina no prazo de 72 hs, após 8 anos tive minha 2ª gestação e durante essa gestação tomei novamente a vacina no 5º mês, mas mesmo assim no 7º mês o combs deu positivo e tive que interromper a gestação e minha filha passou por todos os procedimentos de transfusões, etc...hoje ela é muito saudável. Acontece o seguinte: sou divorciada e me casei novamente, meu atual marido queria que tivéssemos um filho, mas meu ginecologista disse que já sou sensibilizada e teria somente 10% de chances de uma gravidez ir adiante.
Gostaria de saber se realmente é impossível eu ter outro filho, se poderia arriscar esses 10% (se é que eles existem mesmo). Tenho a chance de mesmo tendo os anticorpos em meu sange, numa gravidez o sangue do feto não entrar em contato com o meu? É nessa situação que entra meus 10% de chance?
Não teria nenhum tratamento que eu pudesse fazer para poder engravidar novamante?
E no caso de eu engravidar, e der o contato do sangue, o que acontece? um aborto espontâneo? ou teria como controlar a gestação com algum procedimento e salvar o bebê?
Gostaria muito de ter alguma esperança ainda...
Obrigada.

Nanda Padilha disse...

Oi Luciane,não sou especialista no assunto, mas quando descobri que sou RH negativo pesquisei muito sobre o assunto, sei que quando o combs dá positivo é feito um exame no feto pra saber o grau de amenia, e se necessário é feita transflusao de sangue pelo cordão umbilical apartir da 18 semana. Sei também que existe tratamento que é caro, demorado e não é garantido no caso de mãe sensibilizada. Caso se marido seja RH positivo, acredito que não haja problema, procure consultar outros médicos, preferencialmente especialistas no assunto.

Anônimo disse...

Sou B negativo e meu marido é O positivo e pretendemos ter nosso 1° filho e gostaria de saber se há algum problema.

Renata disse...

OI!!!
MEU TIPO SANGUINEO É O- E DE MEU MARIDO AB+. TIVEMOS NOSSO PRIMEIRO FILHO E ELE NASCEU COM TODAS ESSAS COMPLICAÇÕES DE INCOMPATIBILIDADE SANGUINEA, CHEGANDO A FAZER UMA TRANSFUSÃO DE SANGUE APÓS O NASCIMENTO. INFELIZMENTE NÃO SOUBE DESSAS COMPLICAÇÕES QUANDO ENGRAVIDEI DELE E ACABEI NÃO TOMANDO A VACINA. HOJE TENHO A INTENÇÃO DE ENGRAVIDAR NOVAMENTE, MAS CONSULTEI UMA GINECOLOGISTA E ELA ME FALOU QUE SERIA UMA GRAVIDEZ DE ALTO RISCO E QUE NÃO IRIA ADIANTAR TOMAR A VACINA, POIS DEVERIA TER SIDO APLICADA NA 1ºGRAVIDES. GOSTARIA DE SABER O EU FAÇO SE CORRE UM RISCO ALTO DE PASSAR POR MUITAS COMPLICAÇÕES E SE NÃO IRIA ADIANTAR TOMAR A VACINA NESTA 2ºGRAVIDEZ?!
DESDE MUITO OBRIGADA.

Unknown disse...

Minha historia é triste...
sou o- meu marido é o+ tive a minha primeira filha hoje com 5 anos tomei a vacina logo após o parto,engravidei ano passado, mas só fiz o coombs indireto na 30 semana de gestação, deu positivo. Os médicos analisaram qdo decidiram fazer a cesarea com 36 semanas, minha filha nasceu linda,foi pra uti passou por tres exanguinea nas primeiras 36 hrs de vida, permaneceu lá por 15 longos dias e veio a falecer, não me conformo, quero ter outro bb mas tenho muito medo do q possa acontecer, gostaria de resposta de alguma mãe sensibilisada que teve sucesso em sua gravidez obrigada

Anônimo disse...

oi
sou A- e meu esposo A+. tenho uma filha A+. durante o pre-natal dela fiz o combs indireto e nao acusou anticorpos. mas por erro do hospital onde ela nasceu nao me deram a vaciana no prazo de 72 horas, somente 15 dias depois. Agora gostaria de engravidar novamente e estou cheia de medo. pois posso nao ter sido imunizada, e tenho medo de ter complicações numa proxima gestação, estou frustada, decepcionada, desesperada, pois queria muito ter outro filho. Que tipo de me´dico especialista nestes casos posso procurar? me dêem alguma dica por favor, se alguem souber tambem de algo por favor, comentem. obrigada.

adriana disse...

Segundo o especialista em medicina fetal aqui em minha cidade disse que tenho boas chances de ter um bebe apesar de sensibilizada, como o procedimento de trasfusão intrauterina disse que tenho 85% de ter um bebe...fiquei mto feliz, e vou tentar não estou evitando vou confiar primeiramente em Deus depois nele, não vai ser uma gestação fácil más é o preço de um sonho.... vai valer a pena.

Marcia Rejane disse...

ola sou O+ e meu marido AB+ temos um filho com mucovicidose e o outro não, qual a chance de um proximo filho vir com essa doença.

Nanda Padilha disse...

Oi Márcia Rejane,
Acho que seu problema é hereditário e não de incompatibilidade sanguinea. Procure orientação médica.
Mas para ajudar postei um tópico sobre este assunto:
www.bbdananda.blogspot.com
Espero ter ajudado.
Bjs e que Deus os abençoe.
Nanda

cris disse...

ola!
meu sangue é A+ e do meu marido A- se tivermos um filho tera algum problema de incopatibilidade?

Anônimo disse...

eu sou a- e meu marido o+ e tivemos a primeira filha e tudo bem,porem o medico esqueçeu de fazer a rhogam e na segunda gravidez tive q interomper com 8 meses,minha segunda filha fez transfusao assim q nasceu,e hj esta otima,porem o medico me disse q nao adianta me imunizar mais!!
nao posso ter mais filhos......

Nanda Padilha disse...

Cris,
Não tem problema não. O problema é quando a mulher é RH negativo. Boa Sorte e que Deus abençoe sua família.

gel disse...

Não vejo problemas em ter filhos com RHs diferentes, desde que se tomem os devidos cuidados,sou filha de primos, casei com primo, sou RH-(negativo) ,tenho 2 filhos,perfeitos,e olhe que os pari há 29 e 27 anos atrás! tomei na verdade a vacina que impede problema para o 2º filho,porque o primeiro é RH+.O importente é ser faliz.kkkkkkkkkkk.(com resposabilidade)

Anônimo disse...

Sou prima de 3º grau do meu esposo, tanto meu sangue quanto o dele é O+, gostaria de saber se nosso bb pode nascer com algum problema por conta disso. Gostaria de saber também qual especialidade médica devo procurar para fazer os teste.
Desde já agradeço.

Unknown disse...

ola adriana não sei se ja conseguiu engravidar olha eu tive meu primeiro filho com 21 anos meu medico não me alertou esta questao de imcompatbilidade eu o-e ele+ depois de tres anos engravidei sem sabeer das consequencias no sexto mes comecei a perder liquido sem saber troquei de medico dai ele foi me alerta o que estava acontecensdo e pediu os exames de combus e pediu que eu ligasse imediatamnete quando recebi deu negativo comecei toamr remedios pra amadurecer pulmao do bebe e seguramos a gravidez ate o oitavo mes quando o bebe nasceu ele era negativo mas dai tive certeza que so podia ser milagre de DEUS UM DEUS DO IMPOSSIVEL UM DEUS DE MILAGRES!HOJE TENHO UMA BENCAO DE 5 ANOS MUITO ABENCOADO TENHO VONTADE DE TER UMA MENINA MAS SE FOR DA VONTADE DE DEUS NÃO TEM INCOMPATIBILIDADE PEÇA A ELE ELE E UM DEUS QUE OPERA MILAGRES!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

OI, sou rh- e meu esposo rh+, temos um filho de 11 anos (rh+), durante esse período evitei ter outro filho com medo,pois não tomei a vacina devido não ter sido orientada no pré-natal, apesar de ter feito acompanhamento durante a gravidez. Agora estou com a menstruação atrasada, e estou muito preocupada de estar grávida. Se estiver grávida, existe algum tipo de tratameto?

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se há algum tipo de incompatibilidade entre mim e meu noivo, uma vez que meu tipo sanguinio é A (negativo) e ele O (negativo)

Obrigada

Gisele

Anônimo disse...

qual a relação da incompatibilidade sanguinea com a surdez do bebe?

ANA CRISTINA disse...

ola gostaria de saber se ha algum risco, pois meu marido é A+ e eu O-
pois ja tive um aborto espontaneo , mas a medica não pediu meu rh nem de meu marido. estou planejando outro bebe tem risco de perder novamente ?

Unknown disse...

OLÁ PESSOAL, MEU BEBE NASCEU... FICOU NA UTI POR 10 DIAS PASSOU POR QUATRO EXANGUINEOTRANSFUSÃO MÁS ESTA EM CASA LINDO E FORTE, HOJE ELE ESTA COM 20 DIAS ESTOU MUITO FELIZ, POIS APESAR DE SENSIBILIZADA PELO RH TIVE CORAGEM DE ENGRAVIDAR E MUITA FÉ EM DEUS, E NOS MÉDICOS QUE ME ASSISTIRAM,PARA AS MAMÃES QUE QUISEREM TIRAR ALGUMA DÚVIDA COM A MINHA EXPERÊNCIA É SÓ PERGUNTAR, POIS SOFRI A TRISTEZA DA PERDA COM ESSE PROBLEMA E AGORA A FELICIDADE DE PODER SER MÃE NOVAMENTE, FIQUEM COM DEUS BJOS

Anônimo disse...

A 4 meses atras, tive um bebe com apenas 5 meses. Ou seja 23 semanas, minha bolsa rompeu com 19 semanas e ainda nao sei o que pode ter acontecido. Pois sera, pelo meu tipo de sangue e o de meu esposo!!! Eu sou O+ e ele é A+. Tentem me esclarecer por favor.Obrigado...

Nanda Padilha disse...

Cara anômima, sinto muito pelo que aconteceu com vc, não acredito que tenha sido pelo tipo de sangue seu e do seu marido. Vc não estava sendo acompanhada por um obstetra? Pergunte ao seu médico, ele é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas.

Bjs e fique com Deus

angel disse...

oi,se tem algum medico que possa mim ajudar eu agradeco,tenho um filho de dez anos e sonho em ser mãe denovo,mas minha ultima tentativa foi frustante,meu bb ficou apenas quatro dias vivo,pois eu sou rh negativo e o meu marido positivo.já perdir dois bb ainda no ultero,não quero passar por essa experiencia dnovo.por esso pesso que algum medico que entenda do assunto mim ajude.apos eu ler o comentario do dr hunze roland,persebe que não tive conhecimento de tais procedimentos que existe para que eu possa ter uma gestacão segura.mim ajudem por favor obr.andreia

Nanda Padilha disse...

Cara Angel, ou Andreia.
Não sei onde mora, mas na sua cidade deve haver médicos competentes a ponto de ajudá-la a levar uma gestação mais tranquila. Gestação de mãe de RH- não é fácil mesmo, mas hoje existem vários exames e métodos para garantir a segurança da mãe e do bebe. Pelo visto vc não foi bem acompanhada em sua gestação. Se quiser conversar mais me manda um e-mail:
nandadelfino@gmail.com
Bjs e boa sorte.

ANA disse...

Se vc souber me explicar porfavor ...aninhabecca@yahoo.com.br

SOU A+ E MEU MARIDO O+, MEU BEBE NASCEU A-(SEGUNDO FILHO) MINHA PRIMEIRA FILHA É A+, NÃO ENTENDI NADA, MAIS TANTO MEU OBSTETRA, QUANTO A PEDIATRA ME INFORMOU QUE NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, PREOCUPAÇÃO DE MÃE ENTENDE?!
BEIJOS NO CORAÇÃO!!!!!!!
LINDO BLOG
ANA

Anônimo disse...

Oi, a minha dúvida é: em caso de aborto espontaneo de um pai rh pos e mae rh neg, qual o risco na 2ª gravidez, não tendo sido administrada a vacina qdo ouve o aborto?

Anônimo disse...

Olá! Sou rh - e meu marido+ tivemos um bebe rh- mas minha gestação foi interrompida com 36 semanas por falta de liquido aminiotico e faleceu com 6 dias. Ela nasceu com alguma sindrome que não sabemos ainda o que é ainda (fomos encaminhados para aconselhamento genético). Gostaria de saber se isso pode ter acontecido por causa do nosso fator rh?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nanda Padilha disse...

Olá Ludias, obrigada pela visita.
Se seu bb tinha RH - como você acredito que o problema não seja o fator RH -. Provavelmente algum outra coisa, consulte um geneticista como aconselhado. Fique com Deus.
Nanda

andreianunes disse...

sou O+ e meu marido O-, meu bebe nascera saudavel ou terá q tomar a vacina?

Nanda Padilha disse...

Oi Andrea.

A vacina é somente para mães com RH negativo. Não se preocupe. Tudo dará certo. Fique com Deus
Bjo,
Nanda

Maria disse...

ola!!!
sou o- e tive minha primeira filha + . ela é saldavel e tomei a vacina. mas na segunda gravidez, perdir o nenen apenas com 9 semanas e não tomei a vacina dessa segunda vez. ainda posso engravidar...por favor ..alguem me da uma luz..só penso nisso, preciso de ajuda!!

railana disse...

oi tomei a vacina rhogam com 31 semanas de gestaçao tem algum plobrema

railana disse...

me ajude por favor

Nanda Padilha disse...

Railana, não tem problema. Eu também tomei. Fique tranquila. Bjs e uma ótima gestação.
Nanda

Unknown disse...

Ha 10 meses perdi minha filhinha com 3 dias de vidda pois tenho esse problema,sou A- meu esposo é O+ e meu primeiro filho È o+ tambem,fizemos tudo o possivel,tranfusõe intra-utero e depois do parto tambem.mas infelismente nada deu certo.

Unknown disse...

Olá! Gostaria de saber das meninas q postaram seus comentários sobre gravidez, se elas obtiveram sucesso , se houve tratamento.
Pois passo pela mesma situação de algumas, fui sensibilizada mas estou insegura pra engravidar novamente.
E aí meninas eu gostaria de saber como vcs estão , se tiveram seus bbs já...
Bjs,
Aguardo resposta
Lilian

Rosane disse...

Nossa li sua história me emocionou estou com 6 semanas e a 2 anos atrás perdi meu filho com 9 meses tudo comprado ele simplesmente morreu dentro da minha barriga no dia da minha cessaria ,e hoje me encontro grávida nova mente com muito medo até pensei em enterromper essa gestação de tanto medo que estou . Porque já sou sensibilizada é sei a dor de uma perca . alguém passando pelo mesmo caso me der uma luz .

Rosane disse...

Nossa li sua história me emocionou estou com 6 semanas e a 2 anos atrás perdi meu filho com 9 meses tudo comprado ele simplesmente morreu dentro da minha barriga no dia da minha cessaria ,e hoje me encontro grávida nova mente com muito medo até pensei em enterromper essa gestação de tanto medo que estou . Porque já sou sensibilizada é sei a dor de uma perca . alguém passando pelo mesmo caso me der uma luz .

Nanda Padilha disse...

Olá Rosane, tudo bem?
Primeiro confie em Deus, para Ele nada é impossível.(Lucas 1:37).
Rebeca também era biologicamente incapaz de gerar filhos. Mas, o Senhor ouviu a oração do seu marido e Rebeca engravidou, Deus operou um milagre em dobro, ela teve dois filhos de uma só vez, nasceram os gêmeos Esaú e Jacó. (Gênesis 25:24)
Procure um bom obstetra, você já fez o exame de Combs indireto? Nunca perca a fé, ore e creia.
Deixe seu e-mail se quiser conversar mais.
Deus abençoe sua família.
Nanda