terça-feira, 12 de junho de 2007

6 meses (26 semanas)


Hoje estamos completanto 26 semanas, entrando no 6º mês. Estou muito feliz, sentindo os movimentos do meu bebê. Ainda sinto muito sono e estou ficando um pouco inchada.
A partir de agora, basicamente o bebê cresce e engorda.

Vou deixar um resumo deste mês:

Sintomas, sinais e sensaçõesImportante:

você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos: Movimentos fetais cada vez mais intensos; Sensação de dormência na parte baixa do ventre; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Grande aumento do apetite; Dores nas costas; Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto; Aumento da pulsação (frequência cardíaca); Sensação de coceira no abdomen. Emotivos: Maior estabilidade emocional; Uma certa ansiedade com relação ao futuro; Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você Desenvolvem-se quatro sentidos:

Neste mês, seu bebê começa a desenvolver quatro dos 5 sentidos: audição, olfato, tato e paladar. A visão será o último dos sentidos a se desenvolver. O bebê já reage a estímulos externos, como a luz e a música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração ou os gorgulhos intestinais.
Começam os socos e pontapés:
Prepare-se... pois agora você vai começar a sentir de tudo: chutes, socos e cotoveladas farão você vibrar de emoção. Se antes você sentia um leve farfalhar, a cada semana que passa você irá sentir os movimentos de seu bebê cada vez mais intensamente. Isso porque agora seus músculos e articulações já estão bem mais firmes.
Primeiras Gordurinhas:Até agora seu bebê era bem magrinho, mas nesta fase ele começa a acumular os primeiros depósitos de gordurinhas, sob a superfície da pele. Nesta fase, já é possível escutar o coração do bebê na sua consulta mensal ou com a ajuda de um estetoscópio.
Qual é o aspecto do bebê: Ao completar este mês, seu bebê terá aproximadamente 33 centímetros, e mais ou menos 700 gramas. Provavelmente já estará assumindo a chamada posição fetal, com os joelhos próximos ao abdomen e os braços dobrados no peito.
Qual é o aspecto da mamãe:Se você estiver conseguindo controlar o aumento de peso, deverá ter aumentado uns 5 a 6 quilos, aproximadamente. Como grande parte deste ganho de peso se concentra na região do abdomen, é provável que você se sinta mais cansada e com algumas dores pelo corpo.
Algumas Possíveis Preocupações
Infecção das Vias Urinárias: Este é um problema até certo ponto frequente em uma boa parte das mulheres gestantes, e são normalmente "cistites", infecções da bexiga, cujos sintomas mais comuns são: vontade frequente de urinar, e muitas vezes com uma sensação de ardor. Consulte seu ginecologista o mais rápido possível para que ele lhe prescreva o tratamento adequado, pois uma cistite não curada pode-se transformar em uma infeção renal mais grave e mais perigosa, seja para você como para seu bebê. Você pode tomar alguns cuidados básicos para tentar prevenir uma infecção urinária: beba muitos líquidos (água, sucos, etc) e evite café e bebidas alcólicas; use calcinhas de algodão e que não sejam muito apertadas; faça sua higiene íntima com bastante cuidado.

Coceira:A maioria das gestantes, com o passar dos meses, começa a sentir coceiras em várias partes do corpo, mas principalmente no abdomen. Uma coceirinha boba aqui, e logo parece se espalhar intensamente, coça aqui, coça ali, e a futura mamãe se sente enlouquecer. Dizer para tentar evitar começar a coçar é na maioria das vezes inútil, então procure fazer um "tratamento hidratante intensivo" em sua pele todos os dias, para combater o ressecamento natural causado pelo estiramento da pele.

Hemorróidas:Podem surgir entre o segundo e o terceiro trimestre da gravidez e são provocadas por uma maior dilatação dos vasos sanguíneos da região, causada pelo aumento de peso do utero e por uma tendência à prisão de ventre da mulher gestante. Os sintomas são dor no local, queimação ou coceira, e às vezes sangramento. Como sempre, a prevenção é o melhor remédio, e algumas dicas você já deverá conhecer de memória: manter uma dieta equilibrada e rica em fibras, beber muitos líquidos, e evitar ficar muitas horas em pé ou sentada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoreii o Blog '
Me ajudou a entender várias dúvidas , Briigada *-*
Beijos ;*