terça-feira, 27 de julho de 2010

Inimigo invisível **Bisfenol




Bom dia, amigas, principalmente a amigas mamães.
Hoje trago um assunto sério, que é desconhecido por muitos e descobri a poucos dias depois de ler uma reportagem no Jornal. O Bisfenol. Muitas mamães blogueiras aderiram a uma campanha conta o bisfenol em produtos infantis. O que me faz perguntar: porque empresas que fabricam produtos infantis utilizam material altamente nocivos principalmente ao pequenos? Sempre que vou comprar um produto para meu filho imagino que tenha feito com muito carinho, assim como faço tudo para ele. Percebo que isso é apenas mais uma ilusão boba, e que temos que conhecer bem os materiais que os produtos utilizados por nossos pequenos são feitos, tinha o costume de ler nas embalagens dos alimentos que compro os ingredientes, agora preciso ler também o material das embalagens. Estive pensando, tínhamos que ter curso de química também no curso preparatório para futuras mamães.
Isso não seria necessário se as pessoas responsáveis por liberar a fabricação destes produtos, estivessem interessados na saúde de nossas crianças e não apenas no $$$$$.

Saiba mais sobre:

O que é o bisfenol A?
O bisfenol A (BPA) é a matéria-prima do policarbonato, plástico resistente e transparente usado em vários produtos - em mamadeiras, por exemplo. No corpo, age como hormônio sintético, desregulando o sistema endócrino. Estudos internacionais o relacionam a problemas cardíacos, diabete, câncer, puberdade precoce e abortos.
Como evitar?
- Evite comprar produtos fabricados com bisfenol. É possível identificá-los pelo símbolo da reciclagem com o número 7 no interior do triângulo. As letras PC também indicam o policarbonato.
- Mamadeiras, copos infantis e recipientes plásticos usados para alimentação devem ganhar ainda mais atenção.
- Não aquecer nem congelar alimentos em potes plásticos. A mudança de temperatura facilita o desprendimento do bisfenol do plástico. Prefira recipientes de vidro ou porcelana.
- Troque o galão de água pelo filtro de alumínio ou de barro. Se for usar o filtro de plástico, verifique se ele é fabricado com bisfenol.
- O bisfenol também é usado como resina para evitar ferrugem. Verifique se as embalagens enlatadas usadas contém a substância.

Saiba mais sobre a campanha:

Nenhum comentário: