quinta-feira, 19 de abril de 2007

16 Semanas

(cerca de 14 semanas após a concepção)

Se você nunca sentiu os movimentos do bebê, é possível que já possa percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos. A vagina e o ânus já estão abertos.

Mamãe: Você está apresentando congestão ou sangramento nasal? Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir um certo dolorimento no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 - 18 semanas.
Múltiplos: A sensibilidade mamária e as náuseas já estão cedendo. Sua cintura definitivamente passou a ser coisa do passado e seus pés podem estar um pouco inchados ao final do dia.

Papai: Você tem seguro de vida ou fez o seu testamento? Isto pode soar mórbido nesse momento, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se alguma coisa acontece a um dos pais, o outro não terá que se preocupar com o pagamento de túmulos, escola, etc

Nenhum comentário: